
Cuidados com seu relógio vintage
Turbo PartnersPor definição, um relógio vintage seria uma peça com mais de 25 anos de vida, o que implica em pelo menos 25 anos de uso, manutenções e cuidados.
Sabem aquela história que se o mostrador do diver exibe a informação de que ele aguenta 150 metros de profundidade, na verdade posso ir até um pouco mais do que isso? Bom, no caso do vintage a história não é bem assim…
São pelo menos 25 primaveras do material responsável pela vedação da caixa - e aqui vamos lembrar que as borrachas são apenas parte da equação responsável pelo fator hermético do seu relógio. Esse material sofreu com desgaste, acúmulo de sujeira, falta de manutenção, entre outros e por isso que a primeira - e principal - regra é: PARTA DO PRINCÍPIO QUE SEU RELÓGIO VINTAGE NÃO É A PROVA D’ÁGUA, seja ele um dress de 32mm cuja tampa traseira não é rosqueada até um diver com resistência a 600m com o logo da COMEX no mostrador.
Portanto, regra número 1 - mantenha seu relógio vintage longe de umidade no geral.
Outro ponto muito importante é a respeito dos números que uma peça vintage exibe no timegraph, que não serão os mesmos de um relógio 0km. O que isso significa? Que a manutenção foi negligenciada? Que o relojoeiro que revisou o mecanismo não é bom o suficiente? Óbvio que não! O que eles indicam é que o calibre tem uma certa idade e acumula o desgaste que os anos de “trabalho de sol a sol” acarretaram - e isso é mais ou menos o que acontece com um carro com 300.000km se comparado ao mesmo modelo recém-saído de fábrica: funciona direitinho sim, e muito bem, mas nunca será um carro 0km a nõo ser que seja reconstruído por completo.
A manutenção de um relógio vintage não é diferente da manutenção de um relógio moderno: precisa ser feita em um intervalo regular e por um profissional capacitado, porém no manuseio ele requer mais cuidados. Evite iniciar o acerto pelo calendário, tenha certeza de estar ajustando o calendário fora da janela das 22h às 4h, evite zerar o cronógrafo (se equipado) com outros ponteiros no caminho do segundeiro da complicação, manuseie a coroa com mais cuidado, não acerte as horas movimentando os ponteiros no sentido anti-horário…entre muitas outras dicas.
Cuide do seu simpático “velhinho” com o cuidado e o carinho que ele merece e tenha um relógio para os próximos 25 anos! Uma das principais vantagens do vintage ante o relógio moderno é a sensação de ter mais valor retribuído no dinheiro investido - faça cada centavo valer a pena!
Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário abaixo e até a próxima!
Por Henrique Moraes (@henritd)