Desmistificando os divers icônicos da Seiko

Desmistificando os divers icônicos da Seiko


Quando falamos em relógios de mergulho, muito difícil não vir o Rolex Submariner à mente - mesmo ele não sendo o primeiro relógio de mergulho moderno como conhecemos. Talvez as pessoas pensem também em Omega Seamaster ou Breitling Superocean - alguns mais “cult” pensarão no Blancpain Fifty Fathoms (o real primeiro diver moderno), ou no Zodiac Sea-Wolf, ou no Longines Legend Diver ou no…Seiko Captain Willard!

Sim, falar em relógios de mergulho e não tocar no nome da Seiko é imprudência. Apesar de terem chegado “tarde” na corrida (12 anos depois da Blancpain), os japoneses da empresa fundada por Kintarõ Hattori tem seu lugar no panteão dos divers. Mas, com tantos apelidos como 62MAS, Cushion, Turtle, Slim Turtle, Willard, Tuna entre outros fica muitas vezes difícil entender o que é o que nessa “sopa de letrinhas”- e é o que nosso artigo de hoje quer abordar.

Em 1965, o primeiro relógio de mergulho da marca debutou: o 6217-800x. Ele tinha resistência a 150m de profundidade, material luminoso nos índices, ponteiros e bezel e era equipado com o simples e robusto calibre 6217A. Seu apelido, 62MAS, vem dos dois primeiros dígitos do calibre mais as menções à suas funções de carga pela massa oscilante (autoMAtic) e de seu datador (Selfdater)

 

(Seiko SPB143J1, equipado com o calibre 6R35, produzido em 2021: uma reinterpretação contemporânea do icônico 62MAS)

Em 1967, uma nova categoria de relógios de mergulho é inserida pela Seiko em sua linha: a de ferramentas voltadas para o mergulho profissional, equipados com caixa monobloco (sem possibilidade de desmontagem através da tampa traseira e, com isso, eliminando um possível ponto de entrada de água). O primeiro representante dessa linha foi o 6215-7000 - que tinha resistência a 300m de profundidade e movimento mais complexo que o 6217 do 62MAS. Pode ser considerado o tataravô do Marinemaster 300 moderno. Ele também debutou a clássica combinação das cores preta com dourada nos divers da marca.

Em 1968, novos modelos passaram a integrar o portfólio da marca, marcando o fim de produção do 62MAS e do 6215-7000.
1. Na seara do mergulho “recreativo” a marca apresenta o 6105-800x, equipado com uma caixa cushion e mantendo a resistência até 150m de profundidade - esse modelo é chamado de “slim case 6105” ou “slim cushion”.
2. Na seara do mergulho “profissional” a marca apresenta o 6159-700x, equipado com um novo calibre de 36.000 vph (o verdadeiro Hi-Beat) e resistente aos mesmos 300m de profundidade.

 

(Seiko 6105-8010 - modelo similar ao usado pelo Capitão Willard, personagem interpretado pelo ator norte-americado Martin Sheen, no filme Apocalypse Now de 1979, dirigido por Francis Ford Coppola)

Em 1970, o diver “recreativo” com movimento 6105 é atualizado para uma nova caixa cushion, com guardas da coroa e um arcaico sistema de trava da coroa, no qual uma borracha ficava em seu interior impedindo a entrada de água. Esse novo diver fez sua fama no pulso do Capt. Benjamin Willard, personagem do Martin Sheen em “Apocalypse Now”, o que rendeu os apelidos à peça.

Em 1975, o novo diver “profissional” da marca debuta: o 6159-7010 ou “Grandfather Tuna”. Um relógio parrudo, com caixa monobloco de titânio, presença de um estranho “ombro” protetor do bezel e coroa feito em titânio e revestido de cerâmica, borracha de vedação em L (que garantia maior resistência à entrada de água e corpos estranhos) entre outros. O Tuna atingiu a impressionante resistência a 600m de profundidade, sem a necessidade de uma válvula de hélio e equipado com o mesmo calibre 6159 a 36.000 vph de seu antecessor. O Tuna existe até hoje na linha da marca.

Em 1978, o diver “recreativo” de caixa cushion “Willard” dá lugar a seu substituto: o “Turtle”. Equipado com calibres 6306 ou 6309, dotado de uma coroa propriamente rosqueável e novos ponteiros e índices, maiores e mais visíveis, o “Turtle” se faz presente até hoje na linha da marca.

(Seiko "Turtle Pepsi" ref. SRP779 equipado com o calibre 4R36, produzido em 2015)


Em 1982, o diver “recreativo” ganha mais uma iteração e a caixa “Slim Turtle” passa a co-existir com o “Turtle”. Equipado com as mesmas características em uma embalagem mais compacta, esse estilo de caixa ditou os divers mais comercializados pela marca até encerrar seu ciclo na famosa linha SKX.

 

(Caixa "slim turtle" do Seiko 7c43-7010, produzido em 1977)


Com a reintrodução de vários desses modelos pela Seiko em sua linha atual, esperamos que esse artigo tenha trazido um pouco de luz nessa sopa de letrinhas e esperamos explorar os modelos de maneira mais detalhada em artigos futuros! Não esqueça de deixar seu feedback no campo de comentários.

Por: Henrique Moraes (@henritd)

Recomendados